JF Vieira de Leiria premiada com galardão Eco-freguesias

A Junta de Freguesia de Vieira de Leiria foi considerada uma Eco-freguesia pela ABAE, após analíse efetuada pelo juri à candidatura.

Este Galardão bienal, simbolizado pela Bandeira Verde, visa divulgar e distinguir as freguesias com melhores práticas de sustentabilidade, não só ambiental, mas também socio-económico e cultural, implementadas nos últimos 2 anos.

Baseado num conjunto de dez indicadores, visa evidenciar e incentivar um conjunto de ações que vão desde a educação ambiental , participação pública e apoio social, à promoção do território ou da mobilidade sustentável, informação, comunicação e descentralização dos serviços ou proteção e restauro da biodiversidade, gestão dos espaços públicos e verdes,  resíduos, água ou energia. Valoriza ainda uma visão de futuro, que contemple o desenvolvimento de projetos no sentido da sustentabilidade.

A Cerimónia do Galardão Eco-Freguesias XXI 2023, decorrerá no dia 13 de julho de 2023, a partir das 14h, na Casa das Artes, em Miranda do Corvo, com o apoio do respetivo município.