Locais de Interesse

Local de Interesse
Igreja matriz

A primeira ermida dedicada a Nossa Senhora dos Milagres, padroeira de Vieira de Leiria, foi erigida em 1615 (Pensa-se que tenha sido contruída no local onde hoje se encontra o Banco Pinto &Sotto Mayor).Em 1767 é construída a actual igreja, sofrendo em 1783 um alargamento, pelo facto da sua capela...

Local de Interesse
Capela da Passagem

Consta que Nossa Senhora apareceu numa pequena colina que deu origem a uma Ermida em 1614, onde as pessoas se juntavam para orar e pedir a juda a Nossa Senhora pelos pescadores. Em 1629, foi construída uma Capela com uma pequena Torre Sineira.

Local de Interesse
Capela Praia da Vieira

Esta capela foi construída em madeira em 1973, no local onde existia uma pequena capela construída em alvenaria cuja data é desconhecida, tendo sido demolida para dar origem à actual Capela bastante maior e moderna.

Local de Interesse
Casas típicas

Visite a reprodução das primeiras habitações (barracas de madeira) da Praia da Vieira e desperte o seu olhar com o colorido das faixas verticais das casas típicas. ver mais: https://www.ancruzeiros.pt/Informacao2010/CulturaAvieiraFIespecial.pdf

Local de Interesse
Praia da Vieira

A Praia de Vieira de Leiria teve origens na actividade pescatória, designadamente da "arte xávega", que foi desde há muito, um dos principais factores da sua fixação populacional.

Local de Interesse
Rio Lis

Com origem nas proximidades do lugar de Fontes - Cortes - Leiria, a 400 metros de altitude, percorre 39,5 Km até à foz, a Norte da Praia da Vieira.











Hoje
Vieira de Leiria
°