Gastronomia

O peixe fresco e o marisco são os ingredientes de eleição para qualquer refeição na freguesia de Vieira de Leiria.

O peixe fresco pescado pelas navegações de arte-xávega na Praia da Vieira pode ser comprado, ainda vivo, na lota da Praia da Vieira, localizada na parte sul da localidade, e também no mercado, localizado junto do campo de futebol.

O Arroz de Marisco da Praia da Vieira foi galardoado como uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, em setembro de 2011. Este é um prato típico da Praia da Vieira que pode encontrar em praticamente todos os restaurantes desta nossa terra. Neste prato, conte com sapateira, lagosta, camarão, ameijoa, entre ouutros tipos de marisco.
Nos dias 14 e 15 de maio de 2022, a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria realizou o I Festival do Arroz de Marisco da Praia da Vieira, que contou com uma excelente adesão.






O carapau seco (ou enjoado) é outro dos ex-líbris da gastronomia da Praia da Vieira. É normal vermos o peixe seco ser comercializado no Mercado das Peixeiras, junto do barco, aos domingos (durante o outono/inverno) e todos os dias durante o período do verão.
O processo de feitura desta iguaria é relativamente simples, para as mãos de quem já os conhece: o carapau é amanhado, lavado e passado por várias águas com sal grosso, é escalado/aberto e é estendido nos paneiros, onde apanha sol durante umas horas. O modo de confecionar ainda é mais simples: deixe-os estar na grelha apenas durante uns minutos até ficarem dourados, coloque-os numa travessa, corte cebola aos gomos por cima deles e regue com azeite. Delicie-se!













Hoje
Vieira de Leiria
°