Associações e Colectividades

Associação Humanitária dos Bonbeiros Voluntários de Vieira de Leiria

Fundada a 30 de Janeiro 1947- O seu primeiro comandante foi Joaquim Tomé Fèteira
O Quartel durante muitos anos funcionou numa garagem pertencente a António Teodósio Pedrosa.
O novo quartel , situado na rua 25 de Abril, foi inaugurado em 30 de Janeiro de 1994.

   
Biblioteca de Instrução Popular
Rua Pires de Campos, 27
2430 - 785 - VIEIRA DE LEIRIA
Telef. 244695562

Fundada em 1 de Dezembro de 1932.
A Biblioteca de Instrução Popular é uma associação privada sem fins lucrativos, fundada a 1 de Dezembro de 1932 em Vieira de Leiria. Desde a fundação tem vindo a desempenhar um importante papel na divulgação do livro e da leitura, bem como na promoção de actividades de cariz, eminentemente, cultural e recreativo.
Inicialmente, esta agremiação centrou os seus objectivos na luta contra o analfabetismo na freguesia da Vieira, tendo sido uma das primeiras bibliotecas privadas do país.
Sendo uma Instituição privada nunca esteve de costas voltadas para a Comunidade onde se insere, e apesar dos seus 900 associados serve toda a população de Vieira de Leiria.
Possui instalações próprias há mais de 50 anos, sendo a actual sede composta por diversas salas e um salão polivalente.
   
Industrial Desportivo Vieirense

Fundado em 22 de Dezembro de 1946 por um grupo de operários da Empresa de Limas União Tomé Fèteira, teve como seu 1.º Presidente, Joaquim Pedrosa Tomé Feteira.

Com uma equipa de Futebol Sénior, todos trabalhadores nas Limas, participou desde então nos torneios regionais da FNAT, até 1952, tendo por diversas vezes discutido os primeiros lugares com grandes Clubes do Distrito, nomeadamente, Leiria e Marinhense, conseguindo mesmo ganhar uma Taça, (Vítor Galo) discutindo o titulo por diversas vezes.

Com uma mudança na Direcção, em 1953 que duraria até 1956, o Clube então Presidido por Raul Brites Quiaios, viria a ter as suas portas fechadas, confiscada e levada toda a documentação, por motivos políticos, no governo de Salazar.

Só nos anos 60 viria a reactivar-se com o impulso inesquecível do treinador José Pereira Inácio.

Sendo em 1965 pela mão do então Presidente Albano Pedrosa Tome Feteira, a consolidação na mesma com Futebol, Associando-se á A .F. L. e passando a participar nos Campeonatos Distritais, tendo ganho a Taça Sampaio Ramos na época 68/69, ano seguinte ao que o Clube inaugurou o actual Campo de Jogos, oferta do então patrão das limas, Albano Tomé Feteira, Pai do que foi Presidente até 1974, 9 anos consecutivos.
   
   













Hoje
Vieira de Leiria
°